Em 1994, aos 26 anos, o empreendedor Lito Rodriguez instalou um lava-rápido na zona sul da cidade de São Paulo, com o objetivo de inovar em um segmento que considerava pouco profissional. Ele entendia que havia oportunidade para criar uma empresa que fosse referência em limpeza e tratamento automotivo e, para isso, pautou suas estratégias no desenvolvimento de pessoas, na preocupação ambiental e nos resultados financeiros, por meio de práticas que são reconhecidas no Brasil e no exterior como modelos em sustentabilidade empresarial.

Com o propósito de expandir os seus negócios de forma inovadora e garantir a sua perpetuidade, Lito comandou no ano de 1995 uma equipe de especialistas no desenvolvimento de uma tecnologia completamente nova para lavar carros a seco. Nascia o produto que originou a DryWash: o Lavagem a Seco.

A rede de serviços DryWash é composta por mais de 20.000 m² de área de prestação de serviços espalhadas por diversos estacionamentos no Brasil e mais uma série de prestadores de serviço delivery. Sua sede está instalada na zona norte de São Paulo-SP.

Com atuação desde 1994, a DryWash demonstra solidez e confiabilidade. A rede de franquias DryWash já conta com unidades que faturam mais de R$ 2 milhões por ano.

O poder tem dono?

Assista nosso o manifesto em três minutos.

Uma atitude como essa ainda faz sentido para você?

Lavar um carro com a mangueira consome 320 litros de água. Segundo a ONU, cada pessoa necessita de 110 litros ao dia para o consumo e higiene pessoal. Essa deveria ser a prioridade, em função do atual cenário de escassez. A falta de água não pode ser creditada apenas aos baixos índices de chuva. Nossa sociedade é dominada pela cultura do desperdício e pelos velhos hábitos – como lavar carros e calçadas com água limpa.

litros de água potável são desperdiçados a cada carro lavado

pessoas matariam a sede com essa água todos os dias

banhos de 5 minutos poderiam ser tomados diariamente

“A sustentabilidade deve estruturar a missão de uma companhia de tal maneira que passe a ser o seu DNA. Entendo que isso é apenas o início, já que o grande desafio é fazer com que todos os nossos colaboradores estejam conscientes e que as práticas sustentáveis estejam incorporadas ao dia a dia da empresa. Os benefícios são inúmeros, já que a gestão dos negócios depende do desenvolvimento das pessoas, da preservação do meio ambiente e do bom resultado financeiro.”

Lito Rodriguez, sócio-fundador da DryWash

Nossa Missão

Criar soluções para limpeza, conservação e revitalização de superfícies e ambientes em geral, colaborando para o desenvolvimento das pessoas, preservando o meio ambiente e garantindo o lucro para os negócios.

Nossa Visão

Sermos reconhecidos mundialmente como a melhor e mais admirada empresa de tecnologia para limpeza, conservação e revitalização de superfícies e ambientes em geral.

A DryWash entende que o desenvolvimento quando ocorre de maneira sustentável, ele abrange tudo e todos os que estão envolvidos na cadeia de valor da companhia. Isso quer dizer que nos dedicamos à geração de lucro e valor para investir no desenvolvimento e qualidade de vida de nossos colaborador e da comunidade onde estamos inseridos, não atuando de maneira predatória com o meio ambiente. Por isso, nossa atuação ocorre segundo as seguintes políticas, listadas abaixo:

Responsabilidade
Ambiental

Atender às legislações ambientais pertinentes e investir continuamente em tecnologias e processos que visem a melhorias para o meio ambiente e ao combate à poluição.

Responsabilidade
Social

Atender às legislações trabalhistas pertinentes buscando a geração de empregos que ofereçam desenvolvimento profissional e pessoal. Promover o auxílio à comunidade por meio de apoio à educação empreendedora.

Qualidade e Lucro

Comprometimento com as melhores soluções e os melhores processos, satisfazendo e superando as necessidades e expectativas dos clientes e colaboradores, garantindo a remuneração do capital dos acionistas e contínuo desenvolvimento e crescimento dos negócios.

Em 2001, a DryWash e seu fundador foram selecionados “Empreendedor Endeavor”.

Conheça mais sobre o Instituto Empreender Endeavor.

Acompanhe nossa trajetória

2000
– Forte crescimento da rede DryWash, com mais de 100 contratos de franquia assinados.

1999
– Início da operação no Shopping Iguatemi SP, a primeira em shopping no estado de São Paulo;
– Padronização e expansão da rede para outros estados;
– Participação dos serviços da DryWash em feiras e eventos de automóveis;
– Desenvolvimento de novos produtos em nossa fábrica, voltados para o enceramento de pinturas, pneus, desengraxantes e tratamento de tecidos e couro;
– Início do DrySystem, software de planejamento e gestão, que é utilizado pela rede de franquias DryWash.

1998
– Nasce primeira operação em estacionamento de Shopping Center, no Shopping Barra Garden, na cidade no Rio de Janeiro;
– São assinados os primeiros contratos de franquia do Sistema DryWash;
– Neste ano deixamos de vender produtos no varejo e focamos em serviços e franquias.

1997
– Começam as operações de serviços em garagens de condomínios residenciais e comerciais, seguidos de oficinas e concessionárias de veículos.
– Com o aval do piloto Wilson Fittipaldi, iniciamos a venda no varejo via Carrefour dos produtos DryWash Neutro, para lavagem a seco, e do DryWash Silicone Gel – que foram testados e aprovados pela revista Quatro Rodas.

1996
– Neste ano começa a montagem e a regularização de uma pequena indústria química na Zona Norte de São Paulo, com o objetivo de fabricar o produto para a lavagem a seco;
– Neste mesmo ano, o produto e o sistema de limpeza a seco por cristalização foi patenteado pela DryWash.

1995
– Com o objetivo de levar a conveniência aos clientes, prestando serviços em garagens e estacionamentos e não desperdiçar incríveis 300 litros de água para cada carro lavado, começam as experiências para lavar carros sem água;
– Após realizar algumas experiências misturando compostos químicos, utilizando uma batedeira doméstica na cozinha da sua casa, Lito chegou a uma fórmula pioneira em todo o mundo, que dispensava o uso total de água na lavagem de um veículo.

1994
– Lito Rodriguez inaugura seu primeiro lava – rápido na Zona Sul da cidade de São Paulo, motivado pela boa chance de crescimento do segmento que carecia de profissionalismo e boas referências de mercado. Desde o início, a DryWash está comprometida com o desenvolvimento sustentável, integrando pessoas, meio ambiente e lucro.

2010
Abertura da primeira operação em concessionárias.

2009
– Lançamento do DryWash Wipes (lenços umedecidos e panos de acabamento) para lavagem de veículos sem água;
– Assinatura de um convênio com o SENAI-SP, para ministrarmos treinamentos técnicos na instituição;
– A DryWash completa 15 anos!

2008
– Roseli Perez (franqueada) e Marcelo Vit (consultor) tornam-se sócios da DryWash;
– Início do Telecurso 2000 em parceria com o SENAI para formar pessoas no ensino fundamental e médio;
– Desenvolvimento, juntamente com o SENAI-SP, de programas de educação e treinamento.

2007
– Implantação da gestão por indicadores, passando a gerir com foco em resultados;
– Primeira franquia com conversão de bandeira, no Brascan Century Plaza (São Paulo), que passa a ser gerida pela franqueadora;
– Modernização do nosso logotipo.

2006
– Criação do Programa de Excelência em Gestão, patrocinado pela Endeavor e implantado pela BMI, atualmente TOTVS Consulting.
– Compramos a tecnologia de polidores à base de água e passamos a produzir para terceiros, no modelo Private Label.

2005
– Grande processo de reestruturação da rede franqueada e redução da mesma, focando em melhorias e padronizações;
– Levantamento de empréstimo no IFC/ Banco Mundial, via Banco Real, para investir em melhorias de gestão. Passamos a gerir integralmente seis franquias DryWash na cidade de São Paulo, com o objetivo de transformá-las em modelos de governança corporativa e sustentabilidade empresarial;
– Implantação da ISO 9001:2000 para a indústria, gestão e serviços, pioneira mundial nesse segmento de prestação de serviços;
– Lançamento de uma nova linha de produtos para polimento e complementos;
– Lançamento da marca de produtos Eleva: tratamento de superfícies e ambientes;
– Implantação do Projeto Bem Ser – terapia holística e bem estar para nossos colaboradores.

2004
– Grande desenvolvimento em infraestrutura e modernização da fábrica e escritórios.
– Plano de negócios da DryWash vence o I Fórum de Investidores em Negócios Sustentáveis da New Ventures*, inciativa da WRI**;
– Tivemos as primeiras experiências internacionais que ocorreram em Portugal e Austrália;
– Ocorreu o lançamento da Revista Leve a Vida, da rede DryWash.

*News Ventures é uma iniciativa do Sustainable Enterprise Program, do WRI, que há mais de uma década tem utilizado a força dos negócios na criação de soluções rentáveis que enfrentem criativamente os desafios socioambientais.
**World Resourses Institute é a única organização não governamental americana que atua em conjunto com corporações empresariais, empreendedores, investidores e escolas de administração de empresa, buscando acelerar as mudanças nas práticas do negócio.

2003
– São desenvolvidas tecnologias e serviços para lavagem sem água de outros segmentos (de orelhão a avião);
– Início de investimento na área que consideramos core business da nossa rede – gestão e gente;
– Neste ano também, houve um contrato com os serviços de BPO (Business Process Outsourcing), que terceirizou todos os processos de tesouraria e controladoria. Assim, pudemos focar em nosso core business.

2002
– A DryWash e seu fundador são selecionados Empreendedor Endeavor e ganham o prêmio Empreendedores do Novo Brasil, do Instituto Empreender Endeavor e da Revista Você S/A*;

*Os Empreendedores Endeavor são empresas de alto-potencial que passam por um processo seletivo rigoroso, no qual são avaliados pela sua trajetória empreendedora, pelo potencial de crescimento da empresa e pelo grau de inovação do negócio. São exemplos de que é possível construir grandes empresas que geram postos de trabalhos e renda para o País.

2001
– Neste ano houve a contratação da nossa primeira consultoria externa, GC3 – Grupo Cherto (consultoria referência em franquias no Brasil), para reestruturação da franquia e padronização da rede;
– As unidades franqueadas de serviços passam a ter uma melhor estrutura operacional, utilizando um balcão de atendimento e informatizando o sistema das lojas.

2015
A DryWash consolida seu maior projeto: DryWash para Todos, com o lançamento do Portal mais moderno e completo do segmento no Brasil, além da assinatura de convênios visando a propagação da lavagem a seco e seus serviços complementares para todos. Seguem abaixo as ações já realizadas deste projeto:

– Lançamento do Portal DryWash e loja virtual;
– Firmados acordos comerciais com a SINCOPETRO (Sindicato dos postos de gasolina de SP) e com a Tejofran (referência em terceirização de serviços de limpeza).

2014
– Retomada da expansão de franquias e criação do modelo de franquias Delivery;
– A DryWash completa 20 anos!

2013
O Centro de Serviço Compartilhado da DryWash (CSC) foi transformado em uma nova empresa, surgindo assim a Via Indicadores Processamento de Dados LTDA.

2012
Reestruturação do sistema de gestão e implantação do ERP TOTVS11.

2011
– Lançamento do produto Cera de Carnaúba Premium em parceria com a Lincoln. Este produto marca primeiro investimento em P&D da empresa, com estrutura e equipe;
– Lançamento do manifesto O poder tem dono;
– Lançamos a nossa linha varejo destinada ao consumidor final, que desejasse tratar do seu carro em casa.