Para que serve a funilaria automotiva?

Se você tem um carro, é muito provável que já teve de lidar com amassados e danos na lataria. Estes danos podem acontecer das mais diversas maneiras, e em diferentes níveis de seriedade – desde danos mínimos, causados, por exemplo, ao abrir a porta e esbarrar na parede, até danos mais graves, causados por colisões ou granizo. Em muitos casos, o dano pode ser reparado sem a necessidade de troca da peça, utilizando os serviços de funilaria e pintura ou o famoso martelinho de ouro.

Se o incidente causou apenas amassados na lataria, o serviço utilizado para reverter a situação costuma ser o martelinho de ouro. Se você quer saber mais sobre o martelinho, clique aqui. Entretanto, quando o dano vai além do amassado e prejudica a pintura – pode ser desde um risco até um pedaço da peça que foi arrancado – o serviço recomendado é o de funilaria.

Mas, afinal, você sabe como a funilaria funciona?

Como funciona o serviço de funilaria automotiva?

O serviço de funilaria é utilizado para consertar peças automotivas que tenham, por algum motivo, sofrido danos que envolvam a lataria ou pintura. A funilaria é utilizada quando um risco foi causado por uma colisão, como por exemplo raspar em uma coluna ao estacionar, até casos mais severos, como acidentes, quando parte da lataria chega a ser rasgada. Nem sempre a peça pode ser recuperada – às vezes, o estrago foi profundo demais e a peça precisa ser substituída por uma nova. Mas, caso haja a possibilidade de recuperar, isto é feito através da funilaria.

O estrago é analisado pelo profissional, que deve então avaliar a melhor forma de lidar com o problema. Dependendo da gravidade e profundidade do dano, pode ser necessário desamassar ou aplicar uma massa, e só então a pintura é realizada.

Serviço Funilaria Express

A pintura da peça deve ser minuciosa para que a cor e o tom fiquem idênticos ao resto do veículo. Deve-se tomar muito cuidado, também, com a limpeza. Se houver sujeira na região que será pintada, o serviço é prejudicado e não alcançará níveis adequados.

É um serviço muito delicado e deve ser feito por profissionais que realmente entendam do assunto. Se feito de forma incorreta, a peça pode acabar ainda mais danificada, com alteração da estrutura – e, portanto, pode precisar ser substituída.

Um profissional especializado, que sabe manipular a peça de forma correta, dispõe de diferentes técnicas e várias ferramentas que permitem que a restauração seja perfeita e o cliente receba o carro de volta como se nunca tivesse sido danificado.

Quanto tempo leva para reparar um carro danificado?

O serviço de funilaria foi desenvolvido pelas próprias montadoras, para reparar danos que surgem durante a produção. Entretanto, em muitos lugares – incluindo as montadoras – o serviço costuma ser muito demorado, normalmente levando vários dias para ser finalizado, mesmo quando o caso é simples.

Em outros locais, porém, o serviço é feito de forma muito mais rápida, sem perder a qualidade. Existe, inclusive, a categoria funilaria rápida ou funilaria express – que é realizada em algumas horas.

Na DryWash, 90% dos reparos são finalizados no mesmo dia. O cliente precisa dispor de apenas algumas horas para retirar o carro como se estivesse novo.

O serviço de funilaria express na DryWash

Nas lojas da rede DryWash, o serviço de funilaria é classificado em três níveis. É possível estimar o tempo que será necessário para os reparos, mas é importante lembrar que essa previsão pode variar – tanto para mais quanto para menos – e o cliente só saberá com certeza o tempo que levará para o carro ficar pronto após conversar com o consultor.

Nível 1 – Funilaria Rápida

Reparos rápidos de pequenos riscos, como por exemplo os provocados por chave ou quando a porta de um carro esbarra no carro do lado ao abrir.

No geral, o reparo de danos de nível 1 é feito entre 3h e 6h, dependendo da complexidade da pintura e da possível fila de espera.

Nível 2 – Funilaria Leve

Reparo de pequenos amassados que prejudicaram a pintura, riscos um pouco mais profundos, causados por pequenas pancadas ou colisões.

O reparo de danos de nível 2 costumam levar de 4h a 8h.

Nível 3 – Funilaria de alta complexidade

Quando o dano causado é muito profundo, causado por colisões mais severas, em que a peça fica extremamente danificada, o reparo fica classificado como nível 3.

Neste nível, é comum que pelo menos uma peça tenha que ser trocada por ter se tornado inutilizável. No caso de danos de nível 3, não existe um tempo pré-determinado para que o reparo seja feito, pois pode variar muito, e é pedido pelo menos um dia, para que o estrago seja bem avaliado e o técnico saiba mais a fundo o que deve ser feito. Portanto, o cliente só terá uma previsão quando conversar com o consultor na loja e o veículo for avaliado.

Onde o serviço é oferecido

Atualmente, três unidades DryWash oferecem o serviço de Funilaria Express . Elas estão localizadas em São Paulo, no Shopping Market Place, Shopping Iguatemi Faria Lima e Shopping Center Norte.

Porém, o cliente pode realizar o orçamento, tirar dúvidas e agendar o serviço em qualquer unidade de São Paulo. Desta forma, caso a loja que oferece o serviço fique longe de onde o cliente se encontra, ele pode verificar, de antemão, em uma loja mais próxima, se vale a pena se deslocar para realizar o serviço.

Conheça os endereços das lojas DryWash clicando aqui.

Para saber mais sobre estes e outros serviços DryWash, clique aqui.

2 comentários em “Para que serve a funilaria automotiva?”

Deixe um comentário