Faça você mesmo: 7 passos para lavar o carro em casa

Faça você mesmo: 7 passos para lavar o carro em casa

Em tempos de quarentena devido ao novo coronavírus, infelizmente não podemos contar com diversos serviços. A saída é aprender a fazê-los por conta própria.

Profissionais especializados, por exemplo, fazem bastante falta na hora de lavar o carro. De qualquer forma, com os produtos adequados, você também conseguirá bons resultados ao fazer a higienização do seu veículo em casa.

Quais produtos utilizar?

Para uma limpeza adequada e segura, o ideal é utilizar uma luva de lavagem. Você pode utilizar sabão neutro com água, shampoos automotivos ou o nosso produto de lavagem a seco (que dispensa água), que você pode conferir na loja DryWash.

O uso do limpa-vidros também é recomendado, bem como o de produtos para enceramento, que ajudam a conservar a limpeza da superfície por mais tempo. Para auxiliar na secagem, utilize um pano de algodão, que previne o surgimento de riscos. Por fim, a higienização interna do veículo deve ser feita com um aspirador de pó.

Passo a passo:

1. Ensaboe o veículo

Primeiramente, com o sabão neutro misturado na água ou com os produtos específicos para higienização externa automotiva, ensaboe a superfície do carro. Molhe o carro com um balde ou mangueira (mas em jato fraco para que não danifique a lataria).

2. Enxágue

Qualquer produto que seja utilizado no veículo deve ser aplicado em movimentos circulares, com pressão suficiente para remover a sujeira, mas sem causar riscos. Comece sempre de cima para baixo. Depois, se não estiver utilizando um produto de lavagem a seco, enxágue a superfície com água.

Uma dica importante é não ensaboar o carro inteiro para depois enxaguá-lo. Ensaboe uma parte e depois já enxágue em seguida. Dessa forma, o produto não seca e não provoca manchas.

3. Limpe os vidros

Ao limpar os vidros, a dinâmica deve ser um pouco diferente. Evite os movimentos circulares, dando preferência aos movimentos horizontais ou verticais, que evitam riscos. O ideal é utilizar um limpa-vidros, contudo, se não for possível, faça a limpeza com um pano umedecido (apenas com água). Limpe todos os vidros e espelhos retrovisores.

4. Limpe rodas e pneus

É importante deixar esses itens por último, já que são os mais sujos. Esfregue-os com uma bucha, e jamais utilize o pano que esfregou nas rodas em outras partes do carro. Uma escova ajuda a remover a sujeira das rodas, especialmente nas partes de acesso mais difícil. Na DryWash, oferecemos produtos específicos que aumentam o brilho e a conservação dessas partes do carro.

5. Higienize o chão e o carpete

O chão e o carpete são os primeiros itens a serem higienizados internamente, com um aspirador de pó. Um pano macio com álcool é eficiente na limpeza de volantes, painéis, freio de mão, câmbio, porta-luvas e demais componentes internos. O aspirador de pó deve remover toda a sujeira interna do veículo, mas o pano pode ser mais útil em locais mais difíceis, como dobras.

6. Faça a limpeza dos bancos

A limpeza dos bancos, sejam eles de couro ou tecido, é sempre delicada. A utilização de um produto inadequado pode danificá-los perpetuamente. Para que isso não ocorra, utilize os produtos específicos para essa parte do caro, aplicando-os com pano e escova macios. Assim, experimente aplicar o produto sobre uma pequena parte dos bancos para visualizar o resultado antes de aplicá-lo sobre todo o estofamento.

7. Aplique o enceramento

Por fim a cera deve ser aplicada sobre a parte externa do veículo apenas depois que esteja totalmente seca. Com uma esponja macia, aplique o produto para proteger a lataria contra riscos, intempéries e até mesmo contra os raios do sol.

Seguindo as dicas acima, você mantém o seu veículo limpo e conservado por mais tempo. Conte sempre com os produtos DryWash na obtenção dos melhores resultados.

Deixe um comentário