fbpx

Vantagens: Por que abrir uma franquia e não uma marca própria?

Ao pensarmos em empreender, é comum que surjam dúvidas sobre o melhor tipo de investimento: o que é mais vantajoso, uma franquia ou uma marca própria?

Escolher sem analisar todos os prós e contras pode ser um tiro no escuro, já que a sua escolha impacta diretamente no sucesso da sua empresa. Por isso, é muito importante que você se identifique com o seu ramo de atuação.

Para definir o tipo de empresa na qual investir, é necessário conhecer todos os riscos que o modelo oferece, além de pesquisar e entender os desejos e necessidades do público que você irá atender.

Um maneira mais simples para organizar seus objetivos é montar um plano de negócios, no qual você descreverá suas metas e passos necessários para alcançá-las, identificando se realmente a ideia ou o mercado tem potencial.

Por que abrir uma franquia?

O modelo de franquias tem se tornado cada vez mais comum no Brasil e no mundo. Isso acontece pois é um modelo de negócios que promove crescimento da marca, melhorias na distribuição, padronização de operações e, consequentemente, ganho de mercado.

Além disso, tem diferenciais que agregam ainda mais valor à marca, favorecendo a lucratividade. Conheça outros benefícios de investir em uma franquia:

Rápida expansão – A propagação de franquias de um negócio em determinada área vai depender do montante investido por cada franqueado. Dessa forma, a empresa não precisará de um capital inicial tão grande para começar as atividades. Assim, mais unidades são abertas e a marca se torna cada vez mais reconhecida no mercado, crescendo constantemente;

Leis e contratos bem definidos – As leis que sobre sistema de franquias são definem de forma clara e objetiva as obrigações de franqueadores e franqueados, esclarecendo os direitos e deveres de cada um. Os padrões de funcionamento das unidades, regras de identidade visual, entre outras determinações também poderão ser estabelecidas através de contratos e amparo jurídico – tudo isso garante ao consumidor uma experiência sem grandes diferenças entre uma unidade e outra;

Integração entre franqueados e franqueadora – A diversidade enriquece as relações de trabalho. Isso também vale para as redes de franquias. Experiências que deram certo podem ser compartilhadas de uma unidade para outra, fortalecendo a marca como um todo. Assim, a troca de conhecimentos promove integração entre os membros da franquia e a torna mais competitiva.

Marca própria

Quem quer abrir seu próprio negócio precisa estar muito bem preparado financeiramente. Em primeiro lugar, porque abrir uma empresa, naturalmente, já deve demandar investimento na criação e registro da marca, aluguel de ponto comercial e formação de estoque, por exemplo.

E, segundo, porque durante os primeiros meses a empresa estará se estabelecimento no mercado e a receita proveniente desse início da operação deve ser usada para recuperar o investimento feito, e não como lucro.

Todos esses processos, contudo, serão facilitados caso você passe a trabalhar como franqueado. Isso porque toda a parte de identidade e registro da marca, estoque, pontos comerciais e processo de gestão estarão previamente definidos e resolvidos pela franqueadora.

Além disso, o seu investimento pode ter condições facilitadas. Você poderá escolher o tamanho da franquia que deseja abrir de acordo com a quantia que você possui, sem necessariamente ter que começar por uma loja pequena.

Diferenciais das Franquias DryWash

Buscamos oferecer o melhor em nossos serviços, garantindo a excelência das operações da marca e a satisfação dos nossos clientes e colaboradores.

Atualmente, o Sistema DryWash é composto por uma indústria de produtos para tratamentos de superfícies e ambientes e uma rede de franquias de limpeza e conservação automotiva. Conheça nossos diferenciais:

  • Melhores práticas de gestão e gente;
  • Treinamentos operacionais e de vendas;
  • Parceria de cursos profissionalizantes;
  • Apoio na escolha e negociação do ponto;
  • Sistema próprio e exclusivo de gerenciamento;
  • Métodos de avaliação de performance;
  • Sistema de atendimento de cliente e de gestão próprio e exclusivo;
  • Terceirização de todo financeiro e contabilidade com empresas parceiras.

Deixe um comentário